Montar uma mesa digna de figurar nas revistas pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Além de ficar linda, preocupar-se com os detalhes em uma ocasião especial demonstra carinho e consideração com seus convidados -sejam amigos ou membros da família. Além do mais, é uma ótima ocasião para reunir todos à mesa, um ato cada vez mais raro nesses dias de horários atribulados e de refeições em frente à TV.

Aqui estão algumas dicas para receber os amigos em um jantar formal:

mesa_completa

– Prato de serviço (sousplat) – é a base onde os outros pratos vão ser servidos. Deve ser colocado em frente ao convidado, no meio da mesa, a dois ou três dedos da borda da mesa.

– Couvert – o pequeno prato e a faca adequada para manteiga ou patê deve ficar à esquerda do prato de serviço, acima.

– Pratos – são servidos e retirados do sousplat até que o prato principal seja servido – neste caso, a base também é tirada da mesa. Se já estiverem à mesa (o chamado serviço à inglesa), devem ser usados na ordem em que estão.

– Talheres – garfos à esquerda, facas à direita. Devem ser colocados de fora para dentro (os de fora serão usados primeiro, e assim sucessivamente). Se houver sopa no menu, a colher deve ficar à direita das facas.

– Guardanapo – deve ser de pano (de preferência, linho). Pode ser dobrado verticalmente, ou ficar em cima dos pratos.

– Talheres de sobremesa – podem ficar acima do prato ou podem ser levados à mesa juntamente com os pratos doces.

– Taças – a de água, maior, é colocado acima de onde estão as facas. Na frente dela, mais à direita, são colocadas as taças de vinho (que pode ser branco, tinto ou rosé, de acordo com o prato servido). Se houver taça de champagne, ele fica ao lado da taça d’água.

Dica: O ideal é que não haja mais de três pares de talheres na mesa -a não ser que a ostra esteja entre os pratos, aí o garfo adequado pode ser colocado também, do lado direito, depois da colher. Se mais de três pratos forem servidos antes da sobremesa, os utensílios adequados devem ser levados à mesa com os pratos. O mesmo com vinhos: são aceitos até cinco taças (água, vinhos, champagne e licor), mas o ideal é que sejam apenas três à mesa. As outras podem vir com o prato que acompanham.

mesa

Fonte: blogangeloni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.