Confira fotos desta ” casa de concreto ” contemporânea localizada em Daca, capital de Bangladesh.

Finalizada em 2010, a casa foi projetada pelo Studio Bengalês Shatotto Architects.

 

Casa com elementos naturais

 

 

 

 

casa de concreto com elementos naturais

casa de concreto

casa com concreto

casa com  piscina interna

casa com rio e barco

casa concretada

casa com parede de concreto

casa de concreto

11

casa de concreto em bangladesh

casa bengalesa de concreto

casa de concreto

rústico contrastando com a parede de concreto

casa com vidro

revestimentos de concreto

Mais detalhes do projeto SA Residence by  Shatotto Architects, seu conceito arquitetônico e artístico :

 

Inspiração

Água, o bem mais precioso e abundante faz de Bangladesh, um país de labuta e poesia. Bangladesh, o maior delta na Terra tem 52 rios que levam a água do Himalaia até o Golfo de Bengala. Durante o período de monção estes rios inundam dois terços de terra do país, representando a água o principal elemento do país, com lindas paisagens. Quando a água recua, deixa uma fina camada de solo aluvial fértil e a paisagem se transforma em grandes manchas de arrozais, que dançam com o vento.

Como Lalon, um cantor folk, espiritual e filósofo de sua região, diz no século XVIII, “ se não há nada dentro do corpo, então não há nada fora do corpo também”. E, assim como o corpo humano, há um corpo da arquitetura. O corpo humano tem duas partes, a casca e a alma. Na arquitetura é similar, a casca e a mãe natureza como alma. Casca e alma são interdependentes, e ao mesmo tempo independentes. Eles pertencem uns aos outros e também pertencem à si mesmos. Neste projeto a casca é resultado em uma forma quadrada de concreto.

 

Realidade

O local é cercado por edifícios de vários andares como espectadores. Considerada  a condição socioeconômica de Dhaka, um vocabulário arquitetônico bem simples foi adotado através de uma sutíl intervenção na forma, material e vegetação. O contraste das plantas e da água com o concreto da parede, criam uma fusão de contexto urbano e rural.

Este projeto foi  um desafio, principalmente pela criação de uma piscina no meio da casa. A partir disto, garantir privacidade se tornou uma tarefa difícil. Como consequência disso, um design introvertido foi adotado. O sul e o sudeste da casa foram projetados para trazer brisa fresca durante o verão quente e úmido, e o calor do sol durante o inverno.

 

Sonho

Um pequeno barco de madeira esperando na escadaria, o verde, a luz e o silêncio… O espaço se torna um habitat natural dentro de uma habitação criada pelo homem. Quando a luz acaricia a parede, ou a água encosta na terra, a terra toca o verde, ou o verde abraça a brisa, é tudo uma questão de tocar e sentir na alma. O destino é nada menos onde a alma e a casca coabitam e se purificam.

Detalhes da planta:

planta da casa de concreto

projeto casa de concreto

planta casa em bangladesh

projeto casa em bangladesh

casa de concreto bengalesa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.