No post de hoje do blog, vamos falar sobre um forte movimento na arquitetura: o desconstrutivismo. Também, falaremos sobre dois arquitetos que revolucionaram a arquitetura e que fizeram parte do movimento descontrutivista. Este é um dos nossos movimentos preferidos, pois possui obras grandiosas, modernas e que são uma grande inspiração para toda a nossa equipe.
A arquitetura desconstrutivista é uma linha de produção arquitetônica pós-moderna que teve início ao fim dos anos 80. Caracteriza-se pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear, pelas formas não-retilíneas que servem para distorcer e deslocar alguns dos princípios elementares da arquitetura, como a estrutura e o envoltório (paredes, piso, cobertura e aberturas) do edifício. A aparência visual final dos edifícios da escola desconstrutivista caracteriza-se por um caos controlado e pela imprevisibilidade. O nome também deriva do construtivismo russo que existiu durante a década de 1920.
Dois nomes muito importantes deste movimento são Frank Gehry e Zaha Hadid,
Zaha Hadid foi uma arquiteta iraquiana-britânica, formada em matemática na Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura, tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA). Em 2004, Zaha Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto de sua obra. Em 2015, recebeu a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects. Se destacou na área por seus designs não lineares, com várias curvas, múltiplos pontos de perspectiva e repletos de forma. Faleceu em 31 de março de 2016, nos Estados Unidos.
O canadense Frank Gehry é um arquiteto canadense, naturalizado norte-americano. Formou-se na University of Southern California em arquitetura. Depois, estudou planejamento urbano em Harvard. É ganhador do Prêmio Pritzker. O trabalho de Gehry é conhecido por mostrar que a forma nem sempre precisa expressar a função, por suas formas complexas e por elementos esteticamente diferentes.
Ambos são profissionais incríveis que amamos estudar e admirar suas obras sempre! Principalmente, por serem excelentes exemplos do movimento desconstrutivista.
Esperamos que tenham gostado!
Até a próxima!