Os jardins verticais têm ganho nos últimos anos um destaque cada vez maior em muitos países, entre os quais Portugal e Brasil.

A necessidade cada vez maior de criar uma ligação à Natureza, e ao mesmo tempo, as limitações encontradas em casas com espaços exteriores reduzidos e apartamentos, levaram ao surgimento dos jardins verticais.

Mas o que são jardins verticais? Simples: são jardins edificados na vertical, aproveitando o espaço vertical de uma parede.

Dessa forma, espaços tão pequenos como corredores exteriores ou varandas podem tornar-se jardins lindos, que irão transformar-se num cantinho natural na sua casa, conferindo-lhe maior beleza e valor.

Como fazer um jardim vertical

Hoje em dia existem inúmeras formas de fazer um jardim vertical em casa.

Desde técnicas bem simples e fáceis, como por exemplo, através do uso de materiais recicláveis como garrafas PET e paletes de madeira, ou de vasos adequados para pendurar, até jardins cuidadosamente planeados, com recurso a materiais e sistemas de irrigação mais elaborados, a verdade é que os jardins verticais e podem ser feitos em praticamente qualquer espaço exterior, por mais pequeno que seja.

Confira a seguir algumas ideias de como fazer um jardim vertical.

fotos-de-jardim-vertical

imagens-jardim-vertical01 jardins-verticais

As garrafas PET são uma ideia excelente para aproveitar o espaço livre de uma parede para criar um jardim. Para isso basta cortar uma parte da lateral da garrafa, colocar terra e plantar alguma planta, e já tem um vaso reciclado.

Depois tem apenas de prender fio dos dois lados e pendurar. Pode fazer cobrir uma parede inteira com esta técnica, obtendo um jardim vertical fantástico e barato.

Os vasos em meia-lua são também uma opção fácil para criar um jardim vertical. E se escolher corretamente as plantas, então o efeito será perfeito.

Pode também optar por uma fachada externa verde, composta por sistema de jardins verticais, que além de conferir uma aparência bem original à sua casa, irá ainda ter uma poderosa função prática.

Uma fachada verde, especialmente em áreas interiores, tem a capacidade de ajudar a purificar e limpar o ar, e ainda, manter uma temperatura mais amena.

fonte: dicas de coracao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.