Pintura de Casa – Saiba escolher a cor da parede
Foi-se o tempo em que pintar a casa era só dar uma demão de tinta branca ou gelo. Hoje é possível brincar com as cores nos ambientes e transformar a decoração da casa. Mas não basta escolher a cor favorita e colocar na sala, por exemplo. É preciso saber o que combina com o local, o que vai trazer harmonia e integrar a decoração.
Pouca gente sabe, mas as cores contribuem para dar a sensação desejada em cada cômodo. Elas dão a impressão de um espaço ser maior, menor, mais alto ou mais baixo, tudo vai depender da escolha, por isso, cuidado!
Aqui vão algumas dicas:
Mais espaço – todos os tons claros dão uma sensação de amplitude. Nesse quesito está o branco, mas tons como amarelo e palha também conferem o mesmo efeito e quebram a regra tradicional.
Menos espaço – Se a sala for muito comprida, cores escuras nas paredes menores vão ajudar na impressão de que o cômodo é menor. Só cuidado na escolha da cor porque é preciso ter harmonia com a decoração.
Quadrado – para dar a impressão de que um cômodo nesse formato é maior, basta usar uma pintura de cores escuras em duas das paredes, uma de frente para a outra e pronto. O feito é que elas vão parecer mais longe do que realmente estão uma da outra.
Muito alto – quem mora em um lugar onde o teto é muito alto, vale a dica de pintar com alguma cor escura, porque ela causa o feito de encurtar distâncias.
Agora vamos falar do que é recomendado para os principais cômodas da casa. Tudo para não enjoar rápido e nem criar o efeito errado.
Quarto – esse é um lugar de descanso, por isso, uma pintura com cores claras são as melhores escolhas. Todos os tons são válidos, basta analisar as cores dos móveis.
Sala – um dos espaços em que mais é possível brincar com as cores. Usando as dicas acima, algumas paredes podem ser pintadas com cores mais escuras. Só evite usar as cores fortes juntas. Varie os tons escuros com os claros.
Cozinha – o cômodo precisa dar a sensação de limpeza, mas a cor branca pode receber detalhes em vermelho ou laranja, por exemplo, que são cores estimulantes.
Banheiro – para dar a ideia de limpeza, valem apenas as cores claras.
Escritório – cores muito escuras ou fortes podem cansar e atrapalhar o momento de trabalho. Tons mais claros, ou até mesmo um papel de parede podem ajudar a criar a decoração ideal.