Restauracao-de-moveis

Restauração de objeto de arte e mobiliário

A restauração é um processo maravilhoso. Deixar um móvel antigo com aparência original ou transformá-lo em um móvel único e de valor é uma arte. Os moveis bem delineados e arrojados, principalmente do século XVIII são os mais bonitos restaurados, pois continuam luxuosos e sendo usados até hoje. Existem vários tipos de restauração, a restauração que deixa o móvel original, a restauração em patina, a restauração laqueada, estilo envelhecido e restauração policromia barroca são algumas delas que queremos destacar. Há também peças antigas que podem ser restauradas com banhos e torná-las com pinturas eletrostáticas que fica mais moderna.

Exemplo: telefones antigos, lampião, lustres, baús, que depois da transformação passam a ter um grande valor e se encaixam em qualquer tipo de decoração.

Como é cada tipo de restauração.

 

Restauração original: Lixa a peça, limpa e passa o verniz

 

Restauração em patina: lixar a peça, aplicação de tinta branca a base de água, pintando com pincel varrido. E na segunda camada também a base de água, a cor que você deseja.

Restauração laqueada: Lixe bem o móvel retirando todo seu acabamento, em seguida, aplique massa de madeira e deixe a secar. O próximo passo é lixar novamente, com lixa fina e a limpe. Em seguida, é só aplicar a tinta desejada esmaltada ou automobilística (indicamos a automobilística, pois o acabamento será mais satisfatório)

 

Envelhecimento de peças: este é o método mais artístico. Lixe a madeira, aplique verniz envelhecedor de acordo com sua preferência assim como passar um pano macio para criar um efeito na peça. Você pode também, causar pequenos danos no seu móvel, para criar efeitos antigos.
Restauração policromia barroca: Processo um pouquinho trabalhoso, coloque 20% de tinta látex branca na massa acrílica e misture, em seguida aplique usando uma trincha sempre no mesmo sentido de movimento, causando um efeito rústico, após isso, aguarde secar por cerca de 12 horas. No próximo passo, aplique duas mãos de tinta látex branca e aguarde secar por 4 horas, em seguida aplique o betume, diluído em 20% de querosene e aguarde secar por 12 horas em seguida remova o excesso com uma esponja de aço ou uma lixa fina. O próximo passo é aplicar tinta óleo na cor de sua preferência, esfregando com estopa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.