Casas de Steel Frame: conheça as desvantagens e vantagens!

Projeto de Casas de Steel Frame: Vantagens, Desvantagens e Fotos

Um dos conceitos arquitetônicos mais procurados ao redor do mundo nos dias atuais é o Steel Frame, ou como também é conhecido: Light Steel Frame. De acordo com a sua tradução o livre, Steel Frame significa “estrutura de aço” e como o próprio nome já diz, este projeto consiste na utilização de estruturas de aço para a construção de projetos arquitetônicos.

Sua ampla utilização se iniciou nos Estados Unidos, retirando os holofotes dos famosos projetos com concreto e tijolos, famosos no Brasil, para abrir espaço às estruturas de aço galvanizado.

Quer entender um pouco mais como este modelo de construção funciona e as vantagens e desafios da sua aplicação?

Então vem com a gente!

Casas em Steel Frame: vantagens

Existem inúmeras vantagens que podemos citar acerca deste tipo de construção. A grande fama do Steel Frame deve-se principalmente ao seu alto custo-benefício e ao menor tempo demandado para a finalização dessas obras.

Do que é feito?

De maneira geral, o Steel Frame é composto por aço galvanizado, gesso acartonado, também conhecido como drywall, revestimento em OSB, que pode ser realizado através da aplicação de placas de madeira, material isolante, que pode ser lã, vidro ou plástico PET, bem como as placas de cimento para garantir o processo de acabamento.

Versatilidade

A versatilidade dos materiais, a característica sustentável da construção e a sua alta durabilidade também compõem o leque de vantagens deste tipo de projeto. É por esse motivo que é possível aplicar o Steel Frame a diferentes tipos de público:

Econômico

Desde aqueles que querem um projeto elegante, aos que aderem um processo de construção mais sustentável e econômico.

Praticidade

Outro ponto a ser considerado é que este tipo de projeto confere uma melhor facilidade para as instalações elétricas e de encanamentos. O que gera uma menor quantia de entulhos no final da construção.

Além disso, como todo material é comprado considerando o tamanho da estrutura a ser construída, torna-se muito mais difícil fugir do orçamento em projetos de Steel Frame.

Alta durabilidade

E para quem ainda possui dúvidas sobre a sua resistência aos processos corrosivos, saiba que a estrutura de Steel Frame tem revestimento de zinco, assim as peças aplicadas ficam protegidas e apresentam uma durabilidade de até 300 anos.

Casas em Steel Frame: Desvantagens

Entretanto, como nem tudo são flores, ainda existem alguns desafios para a aplicação deste projeto no Brasil.

Falta de mão de obra especializada

O primeiro ponto a colocar na lista de desvantagens é que o nosso país ainda apresenta mão de obra especializada escassa para este tipo de arquitetura. Para que um projeto como este possa sair do papel, é necessário ter uma equipe de profissionais que saibam trabalhar com esqueletos de aço e fechamentos internos e externos.

Caso contrário, o processo de estruturação ficaria comprometido, acarretando em sérios prejuízos econômicos e patrimoniais.

Limite de altura

Além disso, também é importante ressaltar que este modelo não serve para prédios com mais de 4 andares, já que ele é mais sensível à grandes quantidades de peso.

É por este motivo que a equipe de profissionais escolhida para o seu projeto de Steel Frame deve contar com arquitetos, engenheiros e mestres de obra experientes, capazes de tornar o seu sonho arquitetônico uma realidade.

Casas em Steel Frame: é seguro?

Apesar do modelo Steel Frame estar ganhando espaço no Brasil, ainda existem algumas pessoas resistentes a este tipo de projeto. Isso acontece, pois elas acreditam que a sua estrutura não é segura o suficiente.

Entretanto, saiba que apesar de não levar tijolos, este tipo de projeto arquitetônico também passa por todas as fases de desenvolvimento e análise de viabilidade. Portanto, não há motivos para temer.

Como funciona a estrutura?

Isto acontece, pois apesar de não existirem blocos, a construção ainda conta com um sistema de vigas e fundação que fornecem a segurança do projeto. Além disso, toda a carga da construção é distribuída sobre uma laje ou estrutura equivalente, reforçada em pontos estratégicos por treliças e contraventos. Assim, podemos garantir que a estrutura não se mova.

É possível construir um imóvel elegante através das estruturas de aço?

O fato de o Steel Frame ser composto por materiais aço galvanizado não exclui a possibilidade de construir uma casa elegante. O conceito do imóvel depende diretamente do estilo do arquiteto e dos desejos do seu cliente.

Portanto, caso este seja o seu desejo, não se preocupe!

Imagens para você se inspirar!

Trouxemos algumas imagens inspiradoras para que você possa perceber que através da aplicação de técnicas arquitetônicas de qualidade, juntamente com um bom profissional a frente do seu projeto, a sua casa de Steel Frame pode exalar elegância por suas paredes de aço.

Confira os exemplos a seguir:

casa de steel frame

E aí? Está pronto para realizar o seu projeto de Steel Frame?

Então entre em contato conosco!

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sanar as suas principais dúvidas acerca dos projetos de casas de Steel Frame. Caso você queira conhecer um pouco mais dos projetos desenvolvidos pelo Studio Tainá Rehder com a utilização deste conceito arquitetônico, basta acessar o nosso site.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

On Key

Mais em Blog